A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, pediu a China que exercite moderação, depois de Pequim ter advertido a respeito de medidas fortes e resolutas em reação à reunião da líder taiwanesa com o presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, em Los Angeles.

Tsai fez o comentário na sexta-feira, enquanto falava com os jornalistas de sua comitiva.

Tsai disse que a oportunidade de se encontrar pessoalmente com autoridades dos Estados Unidos é benéfica para a paz e a estabilidade em ambos os lados do estreito, salientando ser normal para um presidente de Taiwan transitar pelos Estados Unidos a caminho de outros países.

Tsai disse esperar que a China exercite moderação e não tenha uma reação exagerada.

Em relação à percepção em Taiwan de que os Estados Unidos não ajudariam em caso de emergência, Tsai disse que tais dúvidas existem por falta de informação e compreensão.

Refletindo sobre sua viagem, Tsai disse que sentiu um forte apoio dos Estados Unidas a Taiwan. Ela disse que a realização de discussões de questões preocupantes com McCarthy e outros membros do congresso foi uma mensagem clara ao povo de Taiwan e à comunidade internacional. *NHK

Publicidade