A China fez um protesto veemente contra a realização do encontro entre a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, e o presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Kevin McCarthy.
Tsai se reuniu com McCarthy, na quarta-feira, nas cercanias de Los Angeles, onde ela fez escala em sua viagem de volta da América Central.
Na quinta-feira, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China criticou os Estados Unidos por permitir a realização do encontro de alto nível entre Tsai Ing-wen e Kevin McCarthy, além do contato entre a presidente taiuanesa e outros membros do Congresso americano. “É um desrespeito aos protestos severos e às repetidas advertências feitos pela China”, destacou o porta-voz.
Ele disse: “Tais atos violam seriamente o princípio de uma só China e enviaram sinais equivocados às forças separatistas ‘favoráveis à independência de Taiwan’. A China se opõe firmemente e condena veementemente os atos.”
O porta-voz acrescentou: “A China adotará medidas resolutas e eficazes para salvaguardar a soberania nacional e a sua integridade territorial.” *NHK