A Assembleia Geral das Nações Unidas adotou uma resolução exigindo que a Rússia retire suas forças da Ucrânia imediatamente e exortando a paz duradoura.
A resolução foi votada numa sessão especial realizada na sede da ONU em Nova York na quinta-feira, véspera do aniversário da invasão russa.
No pleito, 141 países votaram a favor da resolução, enquanto a Rússia e seis outros países votaram contra. A China e 31 outras nações se abstiveram do voto.
Esta foi a sexta resolução da Assembleia Geral aprovada contra a Rússia nos últimos 12 meses.
Antes da votação, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Hayashi Yoshimasa, proferiu um discurso à assembleia.
Ele disse acreditar que, embora as opiniões possam divergir entre os 193 membros da ONU, a maioria pode concordar no desejo pela paz na Ucrânia.
Hayashi repetiu o pedido para que a Rússia retire incondicionalmente suas forças do país e salientou que o uso, ou a ameaça do uso de armas nucleares jamais serão aceitos.
O chanceler japonês exortou os países a não apoiarem, direta ou indiretamente, a invasão da Rússia, salientando também a necessidade de restabelecer a confiança nas Nações Unidas através da reforma do Conselho de Segurança e do fortalecimento das funções da organização como um todo. *NHK