Liz Truss sucede a Boris Johnson no Reino Unido

Liz Truss , até agora Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, foi escolhida como a nova líder do Partido Conservador e, desta forma, torna-se automaticamente a nova Primeira-Ministra do Reino Unido. 

Após o anúncio na segunda-feira, 5 de setembro, Truss, de 45 anos, sucederá ao demitido Boris Johnson, que enfrentou vários escândalos durante seu governo.

O novo líder dos conservadores ganhou por 81.326 votos contra 60.399 do ex-ministro das Finanças Rishi Sunak, que tem 42 anos e é neto de imigrantes indianos.

Liz Truss se tornará chefe de governo após se reunir na próxima terça-feira, 6 de setembro, com a rainha Elizabeth II. O encontro acontecerá no Castelo de Balmoral, na Escócia.

Após ser anunciado, Truss prometeu tirar o Reino Unido da crise com cortes de impostos. Além disso, assegurou que estaria na vanguarda das medidas de custos de energia e da promoção do crescimento econômico. 

“Apresentarei um plano ousado para reduzir impostos e fazer crescer a nossa economia. Abordarei a crise energética e as contas dos cidadãos, mas também os problemas de longo prazo que temos no abastecimento de energia”, disse. 

Com sua nomeação, ela se torna a terceira primeira-ministra do país, depois das também conservadoras Margaret Thatcher (1979-1990) e Theresa May (2016-2019).

Quem é Liz Truss?

Seu nome completo é Mary Elizabeth Truss. Ele nasceu em Oxford em 26 de julho de 1975 em uma família com posições de esquerda. Seus pais são: um professor de matemática e uma enfermeira que ficou conhecida por ser uma defensora da Campanha pelo Desarmamento Nuclear.

Desde muito jovem, Truss mostrou seu fascínio pela política. Chegando à Universidade de Oxford, onde estudou filosofia, política e economia, atuou como presidente do grupo do Partido Liberal Democrata. 

VEJA TAMBÉM: Altos custos de vida aumentam o abandono de animais de estimação no Reino Unido

Depois de concluir seus estudos universitários, a agora primeira-ministra do Reino Unido trabalhou no setor privado como contadora da Shell e da Cable & Wireless.

Depois disso, ingressou no setor público como vereadora e deputada. Em 2012 esteve no governo como Secretária de Educação e, em 2014, foi promovida a Secretária do Meio Ambiente até 2016. 

Sob Theresa May, Liz Truss atuou como procuradora-geral e mais tarde como secretária-chefe do Tesouro.

Em 2021, foi eleita Secretária de Relações Exteriores. *NTN24

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: