
A Alemanha anunciou um maciço pacote de auxílio financeiro para ajudar a população a lidar com o aumento dos preços de energia e outros produtos.
O auxílio vem em meio à acentuada queda no fornecimento do gás natural russo.
O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, afirmou: “A Rússia já não é mais uma fornecedora confiável de energia. Isto é parte da nova realidade. O governo alemão já se preparou para este cenário”.
Scholz disse que 65 bilhões de euros, ou cerca de 64 bilhões de dólares, em assistência financeira serão alocados para ajudar indivíduos e negócios a lidar com a crescente inflação.
O pacote vai incluir pagamentos em parcela única para pensionistas e estudantes. Também deve cobrir reduções parciais nas contas de eletricidade.
O líder alemão ressaltou que as medidas serão aplicadas antes mesmo da temporada em que se necessita de aquecedores para o frio do inverno.
Um declínio na quantidade de gás russo que flui pelo principal gasoduto Nord Stream tem levado ao aumento dos preços de energia na Alemanha e em outros países europeus.
O baque no fornecimento se seguiu à invasão russa à Ucrânia, em fevereiro.
A situação se agravou recentemente após a decisão de Moscou de manter o Nord Stream fechado. Autoridades russas mencionaram que foi encontrado um problema durante uma inspeção do gasoduto. *NHK