COI respeita ausência diplomática dos EUA nos Jogos de Pequim

COI respeita ausência diplomática dos EUA nos Jogos de Pequim

O Comitê Olímpico Internacional (COI) disse que respeita a decisão dos Estados Unidos de não enviar funcionários do governo e diplomatas aos Jogos de Inverno de Pequim, já que esta é uma decisão política a ser tomada por cada governo.

Na segunda-feira, o COI emitiu uma declaração em resposta ao anúncio feito pelos Estados Unidos sobre sua decisão de não enviar nenhuma representação diplomática ou oficial aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Pequim, citando a situação de direitos humanos da China na Região Autônoma de Xinjiang Uygur e em outras partes do país.

Segundo o COI, “a presença de funcionários do governo e diplomatas é uma decisão puramente política de cada governo, que o COI, em sua neutralidade política, respeita por completo”.

Sobre a decisão dos Estados Unidos de permitir a participação de seus atletas, a declaração do COI afirmou: “os Jogos Olímpicos e a participação dos atletas transcendem a política, e ficamos contentes com a decisão”.

O organismo global deverá realizar uma reunião de sua diretoria entre a terça e a quinta-feira para confirmar os preparativos dos Jogos de Pequim. *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: