EUA anunciam boicote diplomático dos Jogos de Inverno de Pequim

A Casa Branca anunciou na segunda-feira (6) que fará um boicote diplomático da Olimpíada e Paralimpíada de Inverno de Pequim. Atletas americanos terão permissão para participar do evento, mas representantes do governo não comparecerão aos Jogos.

Autoridades do governo do presidente Joe Biden criticaram repetidamente líderes chineses por abusos de direitos humanos. Segundo eles, o tratamento de muçulmanos e outras minorias na Região Autônoma de Xinjiang Uygur pode ser descrito como genocídio.

Legisladores vêm pedindo a Biden que se posicione sobre a questão. Os pedidos foram renovados no mês passado depois de a estrela chinesa do tênis Peng Shuai acusar um ex-líder do Partido Comunista de abuso sexual e, em seguida, deixar de aparecer em público por várias semanas.

Diplomatas chineses já estavam esperando o boicote. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores Zhao Lijian disse que tal decisão seria uma mancha no espírito das Olimpíadas. Ele alertou que a China tomaria “contramedidas”, mas sem dar detalhes sobre as mesmas. *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: