Camboja atrai investimento de 1,29 bilhão de dólares da China no primeiro semestre de 2022

Fábrica na Zona Econômica Especial de Sihanoukville (SSEZ) na província de Preah Sihanouk, Camboja, no dia 19 de julho de 2022. (SSEZ/Divulgação via Xinhua)

O Camboja atraiu investimentos em ativos fixos de 1,29 bilhão de dólares americanos da China no primeiro semestre de 2022, de acordo com um relatório do Conselho para o Desenvolvimento do Camboja no sábado.

A China continua sendo o principal investidor estrangeiro no país do Sudeste Asiático, respondendo por 43 por cento do investimento total de 2,99 bilhões de dólares que o reino aprovou durante o período de janeiro a junho deste ano, segundo o relatório.

Outros investimentos estrangeiros no reino no primeiro semestre deste ano foram da Tailândia, Samoa, Ilhas Virgens Britânicas, Coreia do Sul, Cingapura, Ilhas Cayman, Malásia, Japão e Austrália, acrescentou.

Os projetos de investimento se concentraram nos setores de agricultura e agroindústria, manufatura, turismo e infraestrutura.

Heng Sokkung, secretário de Estado e porta-voz do Ministério da Indústria, Ciência, Tecnologia e Inovação, disse que os excelentes laços, o Acordo de Livre Comércio Camboja-China (CCFTA) e o acordo comercial da Parceria Econômica Regional Abrangente (RCEP) são os principais fatores que encorajam mais investidores chineses para o Camboja.

Tanto o CCFTA quanto o acordo comercial de 15 membros da RCEP entraram em vigor em 1º de janeiro de 2022.

Lim Heng, vice-presidente da Câmara de Comércio do Camboja, disse que a forte amizade e a Iniciativa do Cinturão e Rota também são os principais fatores responsáveis pela atração de mais investidores chineses para o reino.

“O investimento chinês é essencial para ajudar a impulsionar a economia do Camboja e criar novos empregos para o povo cambojano na era pós-pandemia de COVID-19”, disse ele à Xinhua. *Informações Xinhua

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: