Putin ordena operação militar na Ucrânia

Putin ordena operação militar na Ucrânia

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou na quinta-feira uma operação militar na Ucrânia para defender os separatistas no leste do país e “desmilitarizar e desnazificar” seu vizinho pró-ocidente.

“Tomei a decisão de uma operação militar”, disse ele em uma declaração surpresa na televisão pouco antes das 6h (0300 GMT).

Ele passou a denunciar o que chamou de “genocídio” orquestrado pela Ucrânia no leste do país , bem como a política agressiva da OTAN em relação à Rússia.

“Para isso, vamos nos esforçar para alcançar a desmilitarização e a desnazificação da Ucrânia”, disse Putin, prometendo levar “ao tribunal aqueles que cometeram muitos crimes, responsáveis ​​pelo derramamento de sangue de civis, incluindo cidadãos russos”.

O líder russo dirigiu-se aos militares ucranianos, pedindo aos soldados que “depusessem as armas”, antes de emitir uma garantia de que eles poderiam “sair do campo de batalha sem impedimentos”.

Ele disse que não queria uma “ocupação” da Ucrânia , mas sua “desmilitarização”.

Putin então se dirigiu àqueles “que tentariam interferir conosco… eles devem saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências que você nunca conheceu antes”.

“Tenho certeza de que os soldados e oficiais da Rússia cumprirão seu dever com coragem”, disse ele, acrescentando que “a segurança do país está garantida”. 

O líder russo não especificou o escopo da operação militar, ou se seria limitada ao leste da Ucrânia. *i24News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: