A Índia planeja emitir uma moeda digital no ano fiscal de 2022. Governos e bancos centrais de todo o mundo estão considerando tomar medidas similares, o que tem gerado debates intensos.
A ministra das Finanças da Índia, Nirmala Sitharaman, disse no parlamento na terça-feira que o banco central da Índia deve emitir rúpias digitais. A ministra disse que a introdução de uma moeda digital pelo banco central vai estimular a economia digital, e também conduzir para um sistema de gestão de moedas mais eficiente e barato.
As criptomoedas do setor privado têm gerado preocupações entre as autoridades do governo e banco central da Índia que dizem que elas trazem instabilidade financeira.
Sitharaman assinalou que existe um plano para cobrar impostos sobre os lucros cripto em 30%, aparentemente para encorajar as pessoas a usarem a moeda digital controlada pelo governo.
A China tem sido vista como muito mais adiantada neste campo em relação a outras economias, por seu banco central já estar realizando um teste público do yuan digital.
O banco central dos EUA, o FED, está estudando as opções com mais cautela por considerar os riscos tais como ataques cibernéticos. *NHK