O meio de comunicação online “Citizen News” de Hong Kong afirma que encerrará as operações na terça-feira (4).
Os funcionários da agência anunciaram a decisão em uma entrevista coletiva nesta segunda-feira. O anúncio foi feito em meio à intensificação da repressão das autoridades chinesas aos meios de comunicação que criticam os governos chinês e de Hong Kong.
O Citizen News foi criado em 2017 pelo ex-presidente da Associação de Jornalistas de Hong Kong, Chris Yeung, e outros correspondentes veteranos. Ganhou amplo apoio público com a publicação de artigos sobre uma série de protestos no território em 2019, bem como comentários analisando questões políticas e sociais na China continental.
Yeung, que trabalhava como redator-chefe do Citizen News, diz que o gatilho para a decisão foi o destino de outro meio de comunicação da Internet, o Stand News.
Os ex-editores seniores do Stand News foram acusados na semana passada de conspiração para publicar materiais que instigam o ódio.
Yeung disse a repórteres: “Estamos preocupados por podermos ter violado a lei sem nosso conhecimento.”
Ele prosseguiu: “É difícil continuar. Não temos escolha a não ser encerrar as operações.”
Em junho passado, o jornal Apple Daily foi forçado a fechar após as prisões de seus editores seniores por suspeita de violação da lei de segurança nacional.
Com o fechamento do Citizen News, quase todos os meios de comunicação pró-democracia que criticam os governos chinês e de Hong Kong desaparecerão de Hong Kong. *NHK