No final do próximo ano, os cidadãos que viajam da Venezuela para a Europa devem obter uma autorização de viagem emitida pelo Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem.
“Até ao final de 2022 todos os visitantes estrangeiros isentos de visto terão a obrigação de processar a autorização ETIAS”, requisito que se aplica a viagens de turismo ou negócios, que podem durar até 90 dias.
A autorização deve ser processada antes que os viajantes cheguem ao espaço Schengen, de acordo com o El Nacional, os países pretendem aumentar a proteção da região contra possíveis ataques terroristas.
Na licença Etias, as informações fornecidas pelo viajante serão verificadas nas bases de dados da Interpol e da Europol.
“Um dos principais objetivos é que a licença contribua para a segurança das fronteiras europeias. Vai facilitar a identificação de possíveis ameaças e riscos associados a pessoas que desejam viajar para qualquer um dos países do espaço Schengen ”, informou o sistema em seu site.
“A introdução da licença não mudará o trânsito livre, mas será uma exigência de entrada obrigatória na Europa”, acrescentou.
Espera-se que esta lista simplifique as verificações de segurança ao visitar os 26 países membros que compõem o espaço Schengen.
Entre eles Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Itália e Letônia.
Também na Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça. *Informações NTN24