Japão pede atitude responsável de Pequim durante reunião de chanceleres do G-7

Japão pede atitude responsável de Pequim durante reunião de chanceleres do G-7

O chanceler japonês, Hayashi Yoshimasa, afirma que o governo pretende pedir a Pequim que aja de maneira responsável em relação às questões dos mares da China Oriental e Meridional, de Hong Kong e da Região Autônoma Uigur de Xinjiang.

Os chanceleres do G-7 estão reunidos desde sábado em Liverpool, na Inglaterra. O ministro fez a afirmação durante a primeira sessão do encontro, que discutiu China, Rússia e outras questões regionais.

Segundo Hayashi, o Japão opõe-se às tentativas unilaterais chinesas de mudar o status quo nos mares da China Oriental e Meridional. Disse ainda que o governo em Tóquio está seriamente preocupado com a situação dos direitos humanos em Hong Kong e na Região Autônoma Uigur de Xinjiang.

Os ministros também trocaram opiniões sobre o boicote diplomático à Olimpíada de Inverno de Pequim, no ano que vem. Hayashi teria explicado que o Japão vai levar seus interesses nacionais em conta ao decidir sobre o assunto.

Além dos ministros do G-7, participam do encontro de dois dias os chanceleres da Austrália, Índia e Coreia do Sul. Membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático também estão presentes para algumas das reuniões.

Os ministros devem emitir um documento com o resultado das discussões sobre segurança e direitos humanos, bem como medidas contra a pandemia do coronavírus. *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: