Sergio Salomón Céspedes, governador de Puebla, informou no domingo (21) sobre a suspensão das atividades presenciais em pelo menos 40 municípios após a mudança do semáforo de alerta vulcânico devido ao Os suspeitos foram indiciados por gritos e gestos de “macaco” contra o atacante, durante a partida de futebol no estádio Mestala contra o Valencia, no último domingo (21/5).

“Derivou da alteração do Semáforo de Alerta Vulcânico e para salvar a saúde dos alunos. Por isso, informa-se que em um total de 40 municípios estão suspensas as atividades presenciais nas escolas, as mesmas que utilizam o modelo de educação a distância, até nova ordem”, afirmou o governo de Puebla em comunicado.

Após a intensa atividade que o vulcão Popocatétl tem apresentado, foi ativado o Semáforo Amarelo de Alerta Vulcânico Fase 3, segundo as autoridades da Proteção Civil.

Entretanto, a suspensão das aulas presenciais será em todos os níveis de ensino, pelo que a comunidade estudantil continuará as suas atividades remotamente.

“A partir de segunda-feira, 22 de maio, o serviço de educação a distância será prestado em todos os estabelecimentos de ensino localizados em 40 municípios próximos ao vulcão, onde há um total de 4.501 escolas que abrigam um total de 1.057.897 alunos e 57.373 professores”, acrescentou o governador.

Da mesma forma, as atividades ao ar livre foram canceladas e foi informado que, caso seja necessário sair, é recomendável o uso de óculos e máscaras faciais.

Refira-se que o nível de alerta passou da “fase 2 amarela para a fase 3 amarela”, um dia depois da suspensão temporária das operações no Aeroporto Benito Juárez, na Cidade do México, e no Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, localizado em Zumpango.

Este é o nível anterior ao vermelho altamente perigoso, também dividido em duas fases, explicou a coordenadora da organização, Laura Velázquez, em conferência de imprensa.

Popocatépetl, cujo processo eruptivo foi reativado em dezembro de 1994, está localizado na fronteira dos estados do México, Morelos e Puebla.

O aumento do alerta, que ocorre por recomendação de um comitê científico, obriga as autoridades e agências de socorro a preparar pessoal, equipes de evacuação e abrigos em caso de emergência.

Da mesma forma, as autoridades terão que adotar medidas para evitar danos devido à queda de cinzas e fragmentos de materiais.

Dezenas de abrigos já foram montados na área próxima ao vulcão, que aumentou sua atividade desde a noite da última sexta-feira com exalações e explosões moderadas, acompanhadas da emissão de fragmentos e partículas incandescentes. *NTN24

Publicidade