No terceiro dia de sua visita de Estado à China, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado (15) que os EUA deveriam parar de “encorajar a guerra” na Ucrânia “e começar a falar sobre paz”. 

“Os Estados Unidos precisam parar de encorajar a guerra e começar a falar em paz, a União Europeia precisa começar a falar em paz”, disse Lula a repórteres em Pequim ao final de uma visita em que se encontrou com o presidente Xi Jinping.

Dessa forma, a comunidade internacional poderá “convencer” o presidente russo, Vladimir Putin, e o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, de que “a paz é do interesse de todo o mundo”, disse antes de partir para os Emirados Árabes Unidos.

Lula está realizando um delicado ato de equilíbrio ao buscar também estreitar os laços com Washington. Sua visita ocorre após uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em fevereiro.

Ao contrário das potências ocidentais, nem a China nem o Brasil impuseram sanções contra a Rússia após a invasão da Ucrânia por Moscou, e ambos buscam se posicionar como mediadores para alcançar a paz. *France 24

Publicidade