O presidente da Rússia, Vladimir Putin, visitou Mariupol, cidade ucraniana devastada por bombardeios russos, o que marca sua primeira visita a um território ocupado desde o início da ofensiva na Ucrânia, informou o Kremlin neste domingo (19), após a emissão de um mandado de prisão internacional contra o líder de Moscou.

O chefe de Estado russo se deslocou para Mariupol de helicóptero e percorreu a cidade conduzindo um carro, informou o serviço de imprensa do Kremlin, citado por agências de notícias russas.

Putin conversou com moradores, visitou locais de interesse, e um relatório lhe foi apresentado sobre as obras de reconstrução desta cidade arruinada, de acordo com a mesma fonte.

Esta é a primeira viagem do chefe do Kremlin a esta cidade portuária ucraniana sitiada por meses pelas forças russas antes de ser conquistada em maio de 2022. Esta visita surpresa a Mariupol é principalmente a primeira viagem de Putin ao Donbass, território ocupado desde o início da ofensiva russa a 24 de fevereiro de 2022, o que rendeu a Moscou uma série de severas sanções internacionais.

O Kremlin ainda informou que, antes de ir para Mariupol, Putin também teve uma reunião em Rostov, na Rússia, com oficiais militares russos, incluindo o chefe do Estado-Maior, Valery Gerasimov.

O presidente russo já havia viajado para a Crimeia no sábado (18) para marcar o 9º aniversário da anexação desta península ucraniana pela Rússia, também alvo de sanções internacionais por esse motivo. Foi sua primeira visita à Crimeia desde 2021. *Com informações RFI

Publicidade