O Ministério das Relações Exteriores do Peru anunciou nesta quinta-feira (15) que convocará seus embaixadores na Argentina, Bolívia, Colômbia e México para consultas depois que esses países desconheciam o mandato da nova presidente, Dina Boluarte.
“Com a Presidente da República acertamos a convocação de Lima para consulta aos nossos embaixadores na Argentina, Bolívia, Colômbia e México, em reação à ingerência nos assuntos internos do Peru”, disse a nova chanceler Ana Gervasi.
Segundo o chanceler, as altas autoridades dos quatro países têm interferido em assuntos internos ao questionar a sucessão presidencial no Peru após o afastamento do ex-presidente Pedro Castillo.
“Nossos governos pedem a todos os atores envolvidos no processo anterior que priorizem a vontade dos cidadãos manifestada nas urnas”, anunciou um comunicado divulgado pela chancelaria colombiana.
Da mesma forma, Gervasi indicou que a referida sucessão foi realizada de acordo com a Constituição de seu país e que as ações empreendidas pelo novo governo visam restabelecer a ordem constitucional e pública.
“O Peru continuará mostrando sua ampla disposição de aprofundar o diálogo, sempre no âmbito do respeito mútuo e da plena vigência do direito internacional. Aqui há pleno respeito aos direitos humanos, ao devido processo legal e à separação de poderes”, assegurou o chanceler. *NTN24