A Ucrânia não considerará entrar em negociações de cessar-fogo com a Rússia , declarou o procurador-geral ucraniano Andriy Kostin em entrevista à BBC no fim de semana.

” Não acho que a questão de retomar qualquer negociação seja possível “, disse o procurador-geral na sexta-feira, reafirmando a crença de Kiev de que coletar evidências de crimes de guerra cometidos por forças russas na Ucrânia, juntamente com a cooperação internacional contra o Kremlin, é crucial para manter Rússia responsável por sua guerra.

Não houve tentativas públicas de retomar as negociações de paz entre os dois lados desde que as iniciativas para trazer um cessar-fogo em Istambul durante as primeiras semanas do conflito fracassaram sem progresso.

Kostin também rejeitou a pressão recentemente relatada dos Estados Unidos e do Ocidente para mostrar mais clemência em relação às negociações de cessar-fogo . 

“Eles não ouvem mísseis. Eles não sabem o que é bombardeio. Eles não sabem o que é matar, estuprar, saquear”, disse ele à emissora estatal britânica quando questionado sobre o impacto da guerra sobre os cidadãos europeus fora do país. Ucrânia devastada pela guerra. ” Os ucranianos estão pagando [com] suas vidas pela mesma luta “, disse ele em reconhecimento às consequências econômicas dos esforços de guerra da Rússia, que incluem um aumento internacional no custo de vida e a disparada dos preços do gás . * The Jerusalem Post

Publicidade