A fronteira entre o México e os Estados Unidos foi aberta neste sábado (15) para que centenas de famílias que não veem seus entes queridos há anos ou meses pudessem compartilhar um momento.
A reabertura ocorreu em meio à iniciativa “Abraços, sem muros” ou “Abraços não muros”, que está fazendo sua nona edição pela organização Border Network for Human Rights .
Imigrantes do lado norte-americano da fronteira puderam abraçar seus parentes do lado mexicano por três minutos na zona fronteiriça de El Paso, no Texas.
Vale lembrar que os imigrantes que conseguiram entrar nos Estados Unidos de forma irregular e não possuem autorização de residência não podem retornar aos seus países de origem, pois se o fizerem, sua entrada nos Estados Unidos será negada .
Além de ter um objetivo humanitário e que as pessoas possam ter uma reaproximação com seus familiares, a iniciativa é realizada como um ato de protesto contra o muro que está instalado em território norte-americano.
Cerca de 3.000 pessoas de ambos os lados da fronteira participaram do evento realizado no meio do Rio Grande. Os participantes tinham que usar uma camisa azul se viessem do lado americano, enquanto os do lado mexicano usavam uma roupa branca.
Jesús Borruel, mexicano que chegou a Sonora, Texas, em 2021, e que não vê a família desde então, expressou sua emoção pelo reencontro.
“Tenho quase vinte anos que não abraço minha mãe, minha filha, tenho netos que não conheço, (…) é algo emocionante”, acrescentou.
A história de Borruel é apenas uma das muitas que estão entre as 300 famílias que tiveram a oportunidade de se reencontrar durante o evento que acontece anualmente no Rio Grande. *NTN24