Secretário-geral da ONU vai pedir desarmamento nuclear global em Hiroshima

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas diz que, ao visitar em breve Hiroshima, pretende pedir ao mundo que se esforce pelo desarmamento nuclear.

António Guterres recebeu quarta-feira em Nova York jornalistas do Japão. Ele deverá participar no sábado, dia 6, da cerimônia pelos 77 anos do lançamento da bomba atômica na cidade japonesa.

Guterres disse que transmitirá de Hiroshima a mensagem de que o uso de armas nucleares é totalmente inaceitável. Enfatizou que o mundo precisa aprender as lições das tragédias das bombas atômicas lançadas em Hiroshima e Nagasaki.

O secretário-geral da ONU nota que, no final do século 20, houve um enorme avanço no desarmamento nuclear global, mas que hoje tem havido um retrocesso. Destacou que são vistos novamente investimentos em armas nucleares e na sua modernização.

Além disso, ele manifestou esperança diante do papel exercido pelo Japão. Disse que nenhum outro país está em melhor posição para dizer às nações em posse de armas nucleares que o seu uso é absolutamente inaceitável.

António Guterres estará na cerimônia de Hiroshima pela primeira vez e será o primeiro secretário-geral da ONU a comparecer ao evento em 12 anos. *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: