Batalha por Severodonetsk “uma das mais violentas na Europa”

As tropas russas expulsaram o exército ucraniano do centro de Severodonetsk, mas as autoridades asseguram que a cidade não foi “totalmente” capturada. O Presidente Volodymyr Zelensky disse que o custo humano da batalha por Severodonetsk é “aterrador” e será lembrada como uma das mais violentas de sempre na Europa.

Na habitual declaração ao país, transmitida na plataforma Telegrama, o Presidente ucraniano disse que o custo humano da batalha por Severodonetsk é “aterrador” e será lembrada como uma das mais violentas de sempre na Europa.

Volodymyr Zelensky diz que a frente de guerra é de mais de 2.500 quilómetros, mas deixou a garantia de que a vitória será da Ucrânia.

Ontem à noite, o exército ucraniano anunciou que as tropas russas expulsaram o exército ucraniano do centro de Severodonetsk, ponto mais importante da guerra na Ucrânia, após semanas de intensos combates.

No entanto, esta manhã, as autoridades ucranianas denunciaram que as forças russas destruíram todas as pontes de Severodonetsk, na província de Lugansk, embora tenham assegurado que a cidade ainda não foi “totalmente” capturada pelo exército russo.

No sul da Ucrânia, prosseguem os combates com os exército russo a recorrer aos meios aéreos para atacar posições ucranianas em Mykolaiv e Kherson.

A Amnistia Internacional apresentou um relatório de investigação, onde acusa a Rússia de crimes de guerra pela morte de centenas de civis em Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia.

A ONG diz que encontrou fortes evidências de que as forças russas usaram repetidamente munições “cluster 9N210 e 9N235”, bem como explosivos de dispersão, ambas proibidas por tratados internacionais, devido aos seus efeitos indiscriminados. *RFI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: