O Iraque está reconstruindo sua antiga herança depois que grande parte dela foi demolida pelas guerras das últimas duas décadas e pelo Estado Islâmico.
Na cidade bíblica de Nínive, agora enterrada sob Mosul , é um lugar que se tornará um centro de turismo.
“Devemos transformar esse grande patrimônio – cultural, histórico, mas também turístico – como um bem positivo para a cidade e não como um obstáculo percebido para o desenvolvimento. Isso é crucial. Caso contrário, não teremos sucesso”, disse Nicolo Marchetti, professor de Arqueologia do Oriente Próximo na Universidade de Bolonha.
O antigo nome de Nínive pode soar familiar para muitos. Na história bíblica de Jonas e a baleia, Deus ordena que Jonas viaje até lá para avisá-los de seus pecados.
Foi também a capital do império assírio, que destruiu o reino de Israel em 720 aC.
Milhares de anos depois que o império assírio se desfez em pó, a antiga cidade foi quase destruída novamente pelo Estado Islâmico.
“Os prédios foram arruinados”, disse o arqueólogo italiano Massimo Vidale, acrescentando que bombas não detonadas foram encontradas no local.
“Foi preciso muito dinheiro para limpar tudo, levar todo esse lixo e todas essas coisas perigosas.”
Após meses de longo trabalho, a cidade antiga está pronta para um renascimento. Os artefatos históricos foram reconstruídos e estão prontos para exibição. *i24News