Ucrânia diz que russos tentam sitiar Kiev e Kharkiv

Ucrânia diz que russos tentam sitiar Kiev e Kharkiv

O conselheiro presidencial ucraniano, Oleksiy Arestovych, disse que as forças russas estão tentando sitiar Kiev e a cidade de Kharkiv, no nordeste do país, a segunda maior da Ucrânia.

Na estratégica Kharkiv, uma cidade do leste com uma população de cerca de 1,5 milhão de habitantes, vídeos postados online mostraram explosões atingindo prédios administrativos e áreas residenciais da era soviética da região.

Tropas russas dispararam artilharia em Kiev, Kharkiv e na cidade portuária de Mariupol, no sul, durante a noite, enquanto o lado ucraniano derrubou aviões militares russos ao redor da capital, disse Arestovych em um briefing televisionado.

O prefeito de Mariupol disse na manhã de terça-feira que a cidade portuária do sul estava sob constante bombardeio que matou civis e danificou a infraestrutura, quando a Rússia iniciou o sexto dia de sua invasão.

“Tivemos bairros residenciais bombardeados por cinco dias. Eles estão nos atacando com artilharia, estão nos bombardeando com GRADS, estão nos atingindo com forças aéreas”, disse Vadym Boichenko em uma transmissão ao vivo pela TV ucraniana.

“Temos infra-estrutura civil danificada – escolas, casas. Há muitos feridos. Há mulheres, crianças mortas”, disse ele.

Kharkiv, perto da fronteira russa, é outro alvo importante. Uma após a outra, explosões explodiram em uma área residencial da cidade em um vídeo verificado pela AP. Ao fundo, um homem implorou a uma mulher que fosse embora e uma mulher chorou.

Arestovych descreveu a situação atual como sob controle.

Um assessor do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, disse na terça-feira que a Rússia estava deliberadamente bombardeando cidades, incluindo áreas residenciais e infraestrutura civil, para espalhar o pânico entre os ucranianos.

“O véu caiu. A Rússia está bombardeando ativamente os centros das cidades, lançando mísseis diretos e ataques de artilharia em áreas residenciais e locais administrativos”, disse o assessor presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak.

“O objetivo da Rússia é claro – pânico em massa, baixas civis e infraestrutura danificada. A Ucrânia está lutando com honra”, disse Podolyak.

Enquanto isso, o governador do banco central da Ucrânia, Kyrylo Shevchenko, disse em comunicado na terça-feira que o sistema bancário da Ucrânia está funcionando sem problemas e os bancos estão reabastecendo caixas eletrônicos sempre que possível.

O banco on-line estava operando normalmente, permitindo transferências sem dinheiro, inclusive para o exército, disse ele.

O chefe da Otan, Jens Stoltenberg, pediu na terça-feira à Rússia que encerre a guerra na Ucrânia e retire todas as suas forças, acrescentando que a aliança não enviará tropas ou jatos de combate para apoiar Kiev, pois não quer se tornar parte do conflito.

“O ataque russo é totalmente inaceitável e é permitido pela Bielorrússia”, disse Stoltenberg na terça-feira após se encontrar com o presidente polonês Andrzej Duda.

“A OTAN é uma aliança defensiva, não buscamos conflito com a Rússia. A Rússia deve parar imediatamente a guerra, retirar todas as suas forças da Ucrânia e se envolver de boa fé em esforços diplomáticos”, acrescentou. *Israel Hayom

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: