Foi inaugurado nessa quarta-feira (26) em Turim, a quarta maior cidade da Itália e considerada a capital italiana do chocolate, o Choco-Story: Museu do Chocolate e da Gianduia.

A Vogue, o Telegram e a EuroNews fizeram matérias recentes sobre “Turim, destacando que a cidade, de alguma forma “é subestimada para uma visita cultural e que permanece sob sigilo dos turistas”.

É nesta cidade que foi inaugurado o Choco-Story, que conta com mil metros quadrados de percurso expositivo, em um histórico laboratório subterrâneo da tradicional doceria Pfatisch, fundada em 1915 na via Sacchi.

O Museu conta a história do chocolate desde as origens ligadas aos Maias, quando o cacau começou a ser usado por suas propriedades curativas.

Uma sala especial foi dedicada ao gianduiotto, um pequeno bombom com avelãs que é considerado o primeiro chocolate embalado do mundo.

A “propriedade” da receita é disputada entre artesãos italianos e a gigante suíça Lindt, dona da italiana Caffarel, que alega ser a inventora do gianduiotto.

O projeto do Museu é de iniciativa de Francesco Ciocatto, dono da Pfatisch, e Eddy Van Belle, empreendedor e colecionador belga que já abriu museus dedicados ao chocolate na França, no México e na República Tcheca.

De acordo com os proprietários o investimento atingiu cerca de 2 milhões de euros (R$ 11,7 mi na cotação atual).



Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Tendência

Crie um site ou blog no WordPress.com