Em 2022, o Reino Unido registrou 606 mil novos migrantes em seu território. O número total de migrantes líquidos – ou seja, descontando todos os estrangeiros que deixaram o país – é 25% maior do que o do ano anterior e foi publicado nesta quinta-feira (25). O recorde pressiona o governo conservador de Rishi Sunak a agir para dificultar a entrada de estrangeiros.

O Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês) indica que 1,2 milhão de pessoas entraram no Reino Unido no ano passado, enquanto 557 mil deixaram o território britânico. A maioria desses estrangeiros vieram de fora da União Europeia (925.000). 

O fim das restrições da pandemia da Covid-19, a guerra na Ucrânia e a crise econômica são algumas das razões dos níveis recordes de imigração internacional, de acordo com o diretor do ONS, Jay Lindop.  

Os grupos que tiveram o maior crescimento na entrada no Reino Unido foram migrantes com visto de trabalho e estrangeiros que pediram asilo por razões humanitários, incluindo os que deixaram a Ucrânia e Hong Kong.

Em entrevista à televisão britânica, o primeiro-ministro Rishi Sunak reafirmou que pretende agir para reduzir a entrada de estrangeiros. *Informações RFI e AFP

Publicidade