Segundo uma fonte do governo chinês, Wang Wentao, ministro do Comércio da China, e Gina Raimondo, secretária do Comércio dos Estados Unidos, realizarão conversações na semana que vem, em Washington.

Wang deverá visitar os Estados Unidos para participar de uma reunião de ministros do Comércio do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), que acontecerá nos dias 25 e 26 de maio em Detroit.

Na quinta-feira, a mesma fonte disse que Wang também conversará com a representante comercial dos Estados Unidos, Katherine Tai, durante sua permanência no país. Segundo a fonte, as reuniões serão uma oportunidade para os dois países discutirem questões de economia e comércio em canais bilaterais e multilaterais.

A brecha entre Washington e Pequim se aprofundou por conta de questões como os supostos voos de balões espiões chineses sobre o território americano.

Contudo o conselheiro da Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, e o principal diplomata da China, Wang Yi, concordaram em continuar o diálogo bilateral quando se encontraram em Viena na semana passada.

No mês de abril, a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, enfatizou que o governo americano dará continuidade ao envolvimento econômico com a China. Ela disse: “Uma separação total de nossas economias seria desastrosa para ambos os países”.

Especialistas no assunto aguardam para ver se as reuniões planejadas para a próxima semana poderão levar a um avanço na restauração das relações deterioradas. *NHK

Publicidade