Um poderoso ciclone chocou-se contra a costa oeste de Mianmar, causando danos estruturais extensos e deixando centenas de pessoas mortas.
O ciclone Mocha atingiu Mianmar no domingo no estado de Rakhine, no oeste do país. Ventos violentos e chuvas fortes destruíram torres de aço e residências.
O líder da junta militar do país, Min Aung Hlaing, visitou áreas afetadas na segunda-feira para avaliar os danos. As Forças Armadas, até o momento, ainda não divulgaram detalhes sobre os estragos.
Grupos pró-democracia do país, no entanto, informaram à NHK que dados repassados por suas fontes nas regiões controladas pelos militares mostram que pelo menos 200 pessoas teriam morrido em Rakhine. Entre elas, estariam pessoas da etnia muçulmana Rohingya, que vivem na região como refugiados. De acordo com os grupos, o número de mortos deve aumentar, já que ainda não se tem acesso a um quadro completo dos danos.
O ciclone também atingiu o vizinho Bangladesh. Cerca de 2 mil casas ficaram completamente destruídas na região sul do país. *NHK