A invasão da Ucrânia por Moscou criou uma abertura histórica ‘para que os russos forneçam as informações de que os EUA precisam’, diz funcionário da CIA.

A Agência Central de Inteligência (CIA) lançou um canal no Telegram para recrutar russos, que tenham “informações sobre a economia ou a alta liderança” do país. 

Um vídeo sombrio em russo publicado na terça-feira mostra um homem e uma mulher aparentemente insatisfeitos com seus empregos burocráticos e frustrados com a situação no país. “Essa é a vida que eu sonhei?” o narrador se pergunta.

O clipe termina com os dois personagens entrando em contato com a CIA . O canal Telegram pede aos russos que “entrem em contato com segurança” por meio de um link no navegador Tor criptografado. 

“A CIA quer saber a verdade sobre a Rússia e estamos procurando pessoas confiáveis ​​que saibam e possam nos dizer essa verdade”, diz a mensagem que vem após o vídeo. 

“Você é militar? Você trabalha na área de inteligência, diplomacia, ciência, alta tecnologia ou lida com pessoas que fazem isso? Você tem informações sobre a economia ou a alta liderança da Federação Russa? Entre em contato conosco”, acrescenta a mensagem. O público-alvo é claro, russos que trabalham em campos sensíveis com acesso a informações valiosas

O vídeo também está sendo postado em outras plataformas de mídia social da CIA, incluindo YouTube, Twitter, Instagram e Facebook. No entanto, um funcionário não identificado da CIA disse à  AFP que a campanha de mídia social foi focada no Telegram, porque é o principal mensageiro usado pelos russos para compartilhar informações sobre a guerra na Ucrânia.

A CNN também citou funcionários da CIA envolvidos no projeto dizendo que a invasão de Moscou ao país vizinho criou uma abertura histórica “para que os russos venham até nós e forneçam as informações de que os Estados Unidos precisam”. De acordo com um funcionário, a agência espera que os russos que trabalham em áreas sensíveis e têm acesso a informações valiosas ouçam que “nós entendemos você, talvez melhor do que você pensa”. *I24nEWS

Publicidade