O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, chegou na noite desta quarta-feira (3) à Holanda para uma visita inesperada, durante a qual visitará o Tribunal Penal Internacional (TPI), segundo a agência de notícias holandesa ANP .

Zelensky, que faz sua primeira visita à Holanda, desembarcou no aeroporto de Amsterdã-Schiphol após participar de uma cúpula nórdica em Helsinque, segundo a ANP .

A agência publicou várias fotos, incluindo uma de uma aeronave, alegando que era o avião do governo holandês que provavelmente transportava o presidente ucraniano. 

O chefe de Estado ucraniano irá ao Tribunal Penal Internacional, com sede em Haia, que emitiu um mandado de prisão contra o presidente russo, Vladimir Putin, em março. 

Espera-se que Zelensky faça um discurso intitulado “Nenhuma paz sem justiça para a Ucrânia”, de acordo com a emissora pública NOS . Uma reunião com parlamentares holandeses também está planejada, bem como uma reunião com o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, informou a PNA , citando fontes não identificadas.

A Holanda apoia a Ucrânia desde a invasão russa em fevereiro de 2022. Em particular, o país anunciou no mês passado que compraria, em conjunto com a Dinamarca, 14 tanques Leopard 2 para doar a Kiev, que exige armas mais pesadas. O próprio primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, visitou Kiev em fevereiro, apenas um ano após o início da invasão russa, para mostrar sua solidariedade à Ucrânia.

Na quarta-feira, Zelensky fez uma visita surpresa à Finlândia, onde sublinhou que este ano seria “decisivo para a Ucrânia e para a Europa” face à Rússia. O presidente também negou qualquer ataque ucraniano contra seu colega russo, Vladimir Putin, depois que Moscou alegou ter abatido dois drones lançados contra o complexo do Kremlin em Moscou.

Em Helsínquia, o chefe de Estado participou ainda numa cimeira nórdica com os primeiros-ministros da Suécia, Noruega, Dinamarca e Islândia. O avião do governo holandês voou na quarta-feira de um aeroporto polaco para a capital finlandesa, segundo a NOS . *Com informações i24News

Publicidade