O filósofo japonês Kojin Karatani venceu o Prêmio Berggruen de Filosofia e Cultura de 2022.

O filósofo de 81 anos de idade nasceu na cidade de Amagasaki, na província de Hyogo, no oeste do Japão. Atua de forma bastante ativa como crítico literário de romancistas japoneses, como por exemplo, Natsume Soseki. Karatani também publicou diversos livros sobre política econômica e filosofia, inclusive com obras sobre o filósofo alemão Karl Marx e o capitalismo. Seus livros já foram traduzidos em vários idiomas.

O Instituto Berggruen, uma entidade com sede nos Estados Unidos para o estudo de políticas públicas, criou a premiação em 2016. O prêmio é concedido anualmente a um pensador que tenha feito significativas contribuições ao autoconhecimento e ao avanço da humanidade. O vencedor recebe uma gratificação de um milhão de dólares.

Karatani conquistou o prêmio em dezembro, tornando-se o primeiro laureado asiático. Uma cerimônia de premiação foi realizada em Tóquio, na quinta-feira (27).

O instituto elogiou Karatani como um raro pensador cujas ideias se estendem pela filosofia, teoria literária, economia e política. Afirmou que ele produziu novos conceitos filosóficos que mergulham na natureza da democracia, do nacionalismo e do capitalismo. *NHK

Publicidade