O presidente dos Estados Unidos Joe Biden confirmou que irá concorrer à reeleição na disputa de 2024. Ele disse que usou seu primeiro mandato para lutar pela democracia americana. Ele está pedindo aos eleitores que lhe concedam mais tempo para “terminar o serviço”.

Biden fez o anuncio oficial em um vídeo postado online na terça-feira. Ele disse que os EUA enfrentam questões sobre o quanto de liberdade deve ser proporcionada nos anos por vir.

O vídeo ressalta temas como segurança social, acesso a aborto e direito a voto, os quais ele diz estarem sob ameaça de extremistas do tipo “tornar a América grande novamente”.

Biden já detém o recorde de presidente de maior idade na história dos EUA, e irá completar 86 anos de idade no final do segundo mandato como presidente caso vença a próxima eleição. Até agora, não há indícios de que ele irá enfrentar fortes adversários para se tonar o candidato nomeado pela sua sigla, o Partido Democrático.

Enquanto isso, pode ser que a eleição do ano que vem esteja se encaminhando para se tornar uma repetição da corrida de 2020. Pesquisas de opinião realizadas recentemente sugerem que Donald Trump permanece como o principal concorrente entre os possíveis candidatos republicanos. *NHK

Publicidade