Para ajudar na manutenção do metrô parisiense, a Administração Autônoma dos Transportes de Paris (RATP) contratou ‘Perceval’, um cão robô que se encarregará dos reparos do transporte de Paris.
Segundo William Niepceron, inspetor de infraestrutura, ele explicou que o cachorro conhecido como ‘Perceval’ é uma ferramenta de trabalho que pode dar uma ajuda valiosa ao metrô de Paris.
‘Perceval’ contém câmeras que produzem imagens de alta qualidade que permitirão aos inspetores visualizar anomalias em estruturas onde os espaços são difíceis e perigosos de trabalhar.
O cachorro-robô pesa cerca de 40 quilos, tem um metro de altura e possui membros flexíveis para facilitar a entrada em espaços estreitos ou muito pequenos onde os inspetores não podem entrar.
O metrô usará o Perceval apenas duas vezes por mês e adicionará um módulo autônomo de varredura a laser para poder inspecionar estruturas subterrâneas.
A implementação do cão robô deve-se ao facto de a rede de metro de Paris ser uma das mais antigas e maiores da Europa, com 308 estações e 220 quilómetros de linha férrea, o que lhe permite transportar diariamente cerca de 16 milhões de passageiros.
Por isso a sua manutenção é tão importante, já que deve ser vistoriado o estado geral da rede, que inclui milhares de pontos de vistoria em galerias subterrâneas, sub-cais, pontes, viadutos e túneis.
A Perceval pode lidar com essas tarefas e cuidados entrando em áreas que os inspetores não podem acessar.
Aparentemente, os cães-robô estão na moda para ajudar algumas instituições no cuidado da sociedade
e de seu meio ambiente, como é o caso de ‘Digidog’, o cão-robô com o qual planejam combater a insegurança em Nova York.
Este cão robô foi apresentado no dia 12 de abril pelas autoridades locais de Nova York, que também mostraram outros dois robôs.
Entre os robôs revelados pelas autoridades locais estava o famoso ‘Digidog’, um cão robô policial que havia sido retirado pelo prefeito anterior devido às críticas que recebeu quando foi apresentado pela primeira vez.
Durante a coletiva de imprensa realizada na Times Square, o comissário de polícia Kheechant Sewell informou que “hoje, estamos anunciando três novas tecnologias policiais na cidade de Nova York: o robô de segurança autônomo K5, o robô Digidog e o acessório StarChase. GPS”.
‘Digidog’, que será conhecido como ‘Spot’, será usado para lidar com casos perigosos ou possíveis suspeitos na cidade e começará a desempenhar suas funções a partir do próximo verão. *NTN24