Três jogadores de xadrez da Tunísia foram removidos do Campeonato Mundial Escolar de Xadrez da FIDE que ocorreu na Grécia recentemente por boicotar jogadores israelenses 12 vezes.
Um dos enxadristas que foi boicotado foi Noam Sasson , de nove anos , que venceu o campeonato europeu de xadrez no ano passado.
“Eu vim para o campeonato junto com meu pai e meu treinador e eu realmente queria jogar todos os jogos do campeonato e representar Israel com orgulho”, disse ele. “Conheci participantes de todo o mundo aqui e sempre prefiro jogar no tabuleiro do que ficar sentado à margem. Espero que o menino que me boicotou não me odeie, Deus me livre, e que no futuro possamos jogar juntos .
Jogadores tunisianos expulsos do campeonato após boicotar israelenses
Após vários e-mails enviados aos organizadores pelos pais dos jogadores, os três jogadores tunisinos que boicotaram os jogadores israelenses foram retirados da nona e última rodada.
Yevgeny Levitan, que acompanhava sua filha Liel, apelou várias vezes aos organizadores sobre os boicotes, dizendo que os boicotes vão contra o espírito do jogo.
Lior Aizenberg, gerente do clube “Chess4All” , chamou a etapa de um precedente na comunidade do xadrez, expressando esperança de que isso impeça participantes de países árabes de boicotar jogadores israelenses. *The Jerusalem Post