“Em 20 anos estudando Marte, essa é a rocha mais bizarra que já vi”, disse um astrobiólogo sobre as rochas pontiagudas.

As formações rochosas parecidas com espinhas de peixe fotografadas pelo rover Curiosity da NASA em Marte provocaram entusiasmo na internet, com alguns internautas chamando-as de “ossos de dragão”.

As rochas foram fotografadas nas últimas semanas pelo rover na Cratera Gale em Marte. As estruturas parecem uma série de hastes, alinhadas em fileiras horizontais ao longo das laterais de algumas rochas da área.

A astrobióloga Nathalie Cabrol observou no Twitter que “em 20 anos estudando Marte, essa é a rocha mais bizarra que já vi”.

Andrew Good, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA na Califórnia, disse à Fox News que “frequentemente, as rochas de formato estranho têm sua origem no passado antigo, quando a água líquida se infiltrou por rachaduras na rocha, trazendo consigo minerais. Esses minerais eram mais duros do que a rocha ao redor deles, então o vento erodiu tudo, exceto os minerais.”

Rochas ‘dentes de tubarão’ encontradas em Marte

Fotos adicionais tiradas pelo rover nos últimos dias capturaram formações que se parecem com barbatanas ou dentes de tubarão, com a equipe de pesquisadores trabalhando com o Curiosity dizendo que usariam os sensores do rover para estudar o leito rochoso da área. *The Jerusalem Post

Publicidade