A agência estatal de notícias da Rússia mostrou imagens do que ela chama de exercícios com mísseis conduzidos pela frota naval do Pacífico do país no Mar do Japão.

A frota vem realizando exercícios em grande escala no Extremo Oriente da Rússia desde sexta-feira passada, dia14 de abril. O centro de comando da frota localiza-se na cidade portuária de Vladivostok, na região do Extremo Oriente.

Na terça-feira, a agência de notícias divulgou as imagens, dizendo que o objetivo dos exercícios com mísseis era afastar submarinos inimigos. Detalhes da simulação não foram revelados, mas as imagens mostram projéteis sendo disparados várias vezes a partir de um navio de guerra.

O Ministério da Defesa da Rússia diz que, como parte dos exercícios, mobilizou um submarino movido a energia nuclear de sua base na Península de Kamchatka para o Oceano Pacífico. O ministério também revelou planos de conduzir treinamentos visando impedir o desembarque de inimigos nas ilhas dos Territórios do Norte do Japão.

A Rússia controla as quatro ilhas. O Japão as reivindica. O governo japonês afirma que as ilhas foram ocupadas ilegalmente depois da Segunda Guerra Mundial.

O governo japonês apresentou um protesto através de canais diplomáticos, dizendo que a intensificação militar da Rússia nos Territórios do Norte é inaceitável, uma vez que tal ato vai contra a posição do Japão no que concerne às ilhas. *NHK

Publicidade