A frota do Pacífico das Forças Armadas da Rússia iniciou exercícios de grande escala em áreas costeiras do Extremo Oriente, incluindo parte dos Territórios do Norte do Japão.
O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, anunciou na sexta-feira que a frota do Pacífico havia iniciado o treinamento. A frota possui o centro de comando em Vladivostok, no Extremo Oriente da Rússia.
Shoigu afirmou que o principal objetivo dos exercícios é aumentar a capacidade das Forças Armadas da Rússia de repelir um ataque marítimo por parte de um agressor. Ele disse que as manobras visam evitar que supostas forças inimigas desembarquem em Sacalina e no sul das Ilhas Curilas, que incluem três das quatro ilhas reivindicadas pelo Japão.
A Rússia controla as quatro ilhas. O Japão as reivindica. O governo japonês afirma que as ilhas foram ocupadas ilegalmente depois da Segunda Guerra Mundial.
O chefe do setor de defesa da Rússia citou que os exercícios irão cobrir a parte sul do Mar de Okhotsk, e que navios de guerra, submarinos e unidades da Força Aérea participarão das manobras.
O ato ocorre em meio às crescentes tensões entre a Rússia e os Estados Unidos, em conexão com a situação na Ucrânia. Moscou vem acusando os Estados Unidos de fortalecer suas forças militares na região Ásia-Pacífico. Aparentemente, a Rússia quer enviar uma forte mensagem também ao Japão, anunciando tais exercícios. *NHK