O líder da Ucrânia reiterou a determinação de reconquistar o território ocupado pela Rússia, um ano após um ataque ucraniano ter destruído uma importante embarcação russa.

O presidente Volodymyr Zelenskyy fez um discurso na capital Kiev na quinta-feira.

Ele citou que o dia marca um ano após mísseis antinavio da Ucrânia, Neptune, terem destruído o cruzador Moskva, um símbolo da Frota Russa no Mar Negro. Ele considerou o fato como um “evento histórico”, e pediu aos ucranianos que lembrem de sua força e de seu potencial.

O pronunciamento foi feito em um momento em que a Ucrânia se mostra pronta para efetuar uma grande contraofensiva contra a Rússia. Kiev vem pedindo a nações do Ocidente que forneçam mais auxílio militar, incluindo tanques e aviões de combate.

Enquanto isso, o Ministério da Defesa da Rússia anunciou que paradas militares serão realizadas em todo o país em 9 de maio, em uma demonstração da unidade de seu povo.

A Rússia costuma comemorar o triunfo soviético contra a Alemanha nazista nessa data, conhecida como o Dia da Vitória. Acredita-se que o patriotismo entre os russos se intensifique nesse dia.

Contudo, o líder da Crimeia, empossado pela Rússia, anunciou na quarta-feira nas redes sociais que não haverá parada militar na península, por conta de preocupações em relação à segurança. O governo russo anexou unilateralmente a região sul da Ucrânia em 2014.

Os líderes de duas regiões a oeste da Rússia, que fazem fronteira com a Ucrânia, também cancelaram desfiles militares. *NHK