Taiwan confirmou que a China pôs 70 aeronaves para voarem ao redor do seu território em um período de 10 horas no domingo, o segundo dia dos exercícios militares chineses na área.

O ministério da Defesa de Taiwan afirma ter detectado 70 aeronaves chinesas nas proximidades, incluindo caças, entre as 6 horas da manhã e 4 horas da tarde do domingo, horário local.

O ministério acrescenta que metade delas atravessou a linha média, que é uma fronteira não oficial do Estreito de Taiwan designada para prevenir colisões acidentais entre as forças chinesas e taiwanesas.

Este é o segundo dia consecutivo em que foram detectadas 70 ou mais aeronaves chinesas operando ao redor de Taiwan. Analistas afirmam que a China vem buscando manter Taiwan e os Estados Unidos em alerta.

No sábado, a China começou três dias do que chama de patrulha de prontidão para combate e exercícios militares ao redor de Taiwan.

Os exercícios são vistos como uma resposta ao recente encontro da presidente taiwanesa Tsai Ing-wen com o presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Kevin McCarthy.

A emissora estatal Televisão Central da China noticiou que o exército, marinha, força aérea e força de lançamento de foguetes realizaram simulações de ataques conjuntos de precisão sobre alvos principais em Taiwan e nas águas ao redor. *NHK

Publicidade