O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, salientou uma vez mais que pretende retomar o controle da Crimeia e de outras áreas controladas pela Rússia em seu país.

Declaração nesse sentido foi dada por Zelenskyy, na sexta-feira. Tropas ucranianas planejam conduzir uma grande contraofensiva contra os militares russos em breve. A Rússia anexou unilateralmente a península situada no sul da Ucrânia, em 2014.

Na sexta-feira, Volodymyr Zelenskyy chamou a Rússia de um mal que os ucranianos podem derrotar. Ele deu a entender que a desocupação da península é a única opção para a Ucrânia e para o mundo. Ele disse que não existe alternativa.

Aparentemente, forças da Rússia tentam reforçar suas defesas contra a contraofensiva antecipada. Suas movimentações ocorrem em meio a relatos de que uma série de explosões que ocorreu recentemente em áreas controladas por Moscou. A cidade de Melitopol, na região sulina de Zaporíjia teria sido atingida por explosões na quinta-feira – e fala-se que o mesmo ocorreu na Crimeia, no sábado.

A Rússia culpa a Ucrânia pelos ataques.

Já o Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia afirmou que os russos tentam reforçar suas linhas de defesa nas regiões de Zaporíjia e Kherson, no sul do país. Acrescentou que eles se preparam para transferir os moradores para outro lugar.

Enquanto isso, a Rússia e a Ucrânia se enfrentam ferozmente pelo controle da fortaleza ucraniana de Bakhmut, que se localiza na região de Donetsk, no leste do país. De acordo com alguns relatos, tropas russas estão começando a recuperar terreno em Bakhmut. *NHK