Mais de 70 milhões de pessoas estão sob vigilância de tempestades de inverno no norte dos Estados Unidos.
Diante da emergência, o presidente Joe Biden aprovou na segunda-feira (3) uma declaração de catástrofe no estado da Califórnia após as fortes tempestades que atingiram o país nos últimos meses.
As recentes tempestades na Califórnia, nos EUA, cobriu a Serra Nevada e pode ter superado níveis recorde, de acordo com funcionários das estatais dos recursos hídricos.
Segundo o relato do Departamento de Recursos Hídricos do Estado (DWR), o volume de neve que cobriu a Serra representa um grave risco de novas inundações em algumas partes da Califórnia, devido ao esperado degelo da Primavera.
De acordo com a diretora do DWR, Karla Nemeth, “as fortes tempestades e inundações que ocorreram este ano demonstram que o clima da Califórnia se está tornando mais extremo”.
“O resultado deste ano vai ficar registrado como um dos anos com mais neve na Califórnia”, confirma Sean Guzman, diretor da unidade de levantamento de neve e previsão de abastecimento de água do DWR.
Guzman destacou, ainda, que as reservas de água na Califórnia, que enfrentam frequente escasses, foram reabastecidas.
No entanto, muitas zonas rurais enfrentam ainda problemas de abastecimento de água, especialmente as que dependem de bacias de água subterrâneas esgotadas pela falta de água, concluiu Guzman.