O Reino Unido anunciou nesta terça-feira (4) anunciou que vai multar o TikTok em 12,7 milhões de libras (cerca de 80,5 milhões de reais).
A agência reguladora denominada Information Commissioner’s Office (ICO) afirmou que o app chinês violou os requisitos de transparência e equidade da Regulação Geral de Proteção de Dados (GDPR). Isso porque, a empresa falhou em oferecer informações sobre a coleta de dados aos usuários.
O ICO avalia que o TikTok permitiu, em 2020, que até 1,4 milhão de crianças britânicas menores de 13 anos abrissem uma conta na plataforma, o que viola suas regras oficiais. A agência também destaca o uso dos dados dos usuários sem o consentimento dos responsáveis. A investigação ocorreu entre maio de 2018 e julho de 2020,
O porta-voz do ICO emitiu o seguinte comunicado:
“Multamos o TikTok por prestar serviços a crianças menores de 13 anos no Reino Unido e processar seus dados pessoais sem consentimento ou autorização de seus pais, ou cuidadores. Esperamos que o TikTok continue seus esforços para fazer verificações adequadas para identificar e remover crianças menores de idade de sua plataforma”.
Os governos canadenses, britânicos e australianos proibiram recentemente seus funcionários de utilizarem o TikTok nos smartphones profissionais. O Parlamento da Noruega e o exército sueco também adotaram as medidas. *Com informações Itech News