Na Austrália, o aplicativo de vídeos curtos – Tik Tok – foi banido, nesta terça-feira (4), de todos os dispositivos de propriedade do governo do país.
Segundo autoridades governamentais, a decisão surgiu por preocupações relacionadas à segurança. Assim, qualquer dispositivo diretamente relacionado ao governo da Austrália não poderá mais utilizar o app chinês.
O jornal australiano informou na noite de segunda-feira que o primeiro-ministro Anthony Albanese havia concordado com a proibição do uso do TikTok em todo o governo após a conclusão de uma revisão do Departamento de Assuntos Internos.
Com a proibição da Austrália, todos os membros da chamada rede de compartilhamento de inteligência Five Eyes – que consiste em Austrália, Grã-Bretanha, Canadá, Nova Zelândia e Estados Unidos, baniram o aplicativo de dispositivos governamentais. Enquanto que França, Bélgica e a Comissão Europeia anunciaram proibições semelhantes.
Um porta-voz do TikTok afirmou que estão “extremamente decepcionados” com a decisão, pois ela teria sido tomada por “motivos políticos e não por fatos”. *Agências internacionais