O músico e compositor japonês mundialmente conhecido Sakamoto Ryuichi, membro fundador de uma banda de música eletrônica de vanguarda, morreu em 28 de março, aos 71 anos de idade. A informação foi anunciada nesse domingo (2), nas redes sociais do músico.
Sakamoto nasceu em 1952, em Tóquio, no Japão. O compositor cresceu imerso na arte, já que seu pai era editor de alguns dos mais importantes romancistas japoneses.
Sakamoto começou a tocar piano e estudar composição ainda quando criança. Ele terminou seu curso de mestrado na atual Universidade de Artes de Tóquio.
Sakamoto foi um dos fundadores da banda Yellow Magic Orchestra, conhecida como YMO, com Hosono Haruomi e Takahashi Yukihiro, em 1978. O grupo foi pioneiro no uso de computadores e instrumentos eletrônicos, tais como sintetizadores, estabelecendo o gênero conhecido como tecnopop.
Sakamoto ganhou muitos prêmios importantes, incluindo um Oscar e um Grammy, pela trilha sonora do filme “O Último Imperador”.
Sakamoto foi diagnosticado com câncer da garganta em 2014. Ele reiniciou suas atividades musicais após passar por tratamento. Porém, revelou que foi diagnosticado com câncer no reto em 2021.
A companhia, em conjunto com outras duas entidades, emitiu uma declaração online afirmando: “Enquanto fazia o tratamento para o câncer descoberto em junho de 2020, Sakamoto continuou a criar obras no estúdio de sua casa sempre que sua saúde permitia”.
A declaração afirma que Sakamoto “viveu com a música até o seu último minuto de vida”. *Com NHK