Líderes de Taiwan e da Guatemala concordaram em fortalecer laços diplomáticos, em meio à crescente pressão da China para isolar a ilha.
A presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, chegou à Guatemala na sexta-feira (31) para conversações com seu homólogo guatemalteco, Alejandro Giammattei.
Giammattei disse, mais tarde, em uma entrevista coletiva conjunta que a Guatemala, como um país que preza a paz, está comprometida a respeitar a soberania e integridade territorial de Taiwan. Ele afirmou que as relações diplomáticas entre Taiwan e Guatemala são tão fortes que ninguém pode destruí-las.
Tsai manifestou gratidão pelo apoio da Guatemala. Ela disse que espera que os dois lados continuem a trabalhar estreitamente com base em alicerce sólido, e a desenvolver uma situação de benefício mútuo.
Tsai deve também visitar Belize para fortalecer laços com o país.
A China tem intensificado os esforços para isolar Taiwan da comunidade internacional, desde que Tsai assumiu a presidência em 2016. Alguns países cortaram laços diplomáticos com a ilha. Em 26 de março, Honduras, vizinho da Guatemala, mudou seu reconhecimento diplomático para a China, rompendo laços com Taiwan. *NHK