Na tarde desta sexta-feira, o estado de Arkansas, no sul dos Estados Unidos, foi palco de um tornado que, segundo a governadora Sarah Huckabee Sanders, deixou “ danos significativos ”.

Por isso, o governador declarou estado de emergência geral e mobilizou a Guarda Nacional.

Sanders informou ainda que duas pessoas morreram na cidade de Wynne, no leste do Arkansas , enquanto um funcionário do condado de Pulaski, perto da capital Little Rock, confirmou outra morte lá.

Mais de 78.000 pessoas ficaram sem energia no Arkansas, de acordo com o site Poweroutage.us.

Por sua vez, cerca de 30 pessoas ficaram feridas em Little Rock, segundo o prefeito daquele local.

” Cerca de 30 pessoas foram transportadas para nossos hospitais locais “, relatou.

” Alguns dos prédios tiveram os telhados totalmente arrancados “, disse Lara Farrar, jornalista e moradora daquela área, ao compartilhar imagens de casas destruídas, com paredes parcialmente demolidas e árvores caídas.

No estado de Illinois, fortes tempestades também deixaram danos consideráveis.

À noite, o desastre atingiu a cidade de Belvidere, Illinois, quando uma forte tempestade fez com que o telhado e parte da fachada do Teatro Apollo desabassem, em meio a um show de uma banda de heavy metal.

“Foi relatado que mais de 20 ambulâncias foram solicitadas no local”, informou a Fox 32.

O chefe dos bombeiros de Belvidere, Shawn Schadle, confirmou uma pessoa morta e 28 feridas no desastre, cinco com ferimentos graves.

Por sua vez, em Indiana, a morte de duas pessoas foi confirmada depois que uma tempestade atingiu o condado de Sullivan, disseram porta-vozes da polícia estadual à estação de televisão WTHI, afiliada da rede CBS/FOX.

Imagens postadas no Twitter pelo WTHI mostraram postes telefônicos caídos, casas desmoronadas e estradas espalhadas por escombros.

Os tornados são um fenômeno climático difícil de prever e são comuns no centro e no sul dos Estados Unidos.

Deve-se lembrar que há uma semana, um tornado atingiu o Mississippi, matando 25 pessoas e causando grandes danos materiais. O presidente Joe Biden visitou o local na sexta-feira. *NTN24