O governo dos Estados Unidos propôs um sistema de crédito tributário para a compra de veículos elétricos montados na América do Norte. É provável que as montadoras japonesas fiquem em desvantagem em um dos maiores mercados mundiais de automóveis.
O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos divulgou os detalhes na sexta-feira. O sistema proporciona um incentivo fiscal de até 7.500 dólares para carros elétricos que passarem pela montagem final na América do Norte. Veículos aptos para o incentivo precisam também usar minerais extraídos ou processados nos Estados Unidos ou em países envolvidos em um pacto de livre comércio com Washington, bem como o Japão e alguns outros.
Certas condições também foram estabelecidas sobre a proporção de componentes da bateria.
Analistas afirmam que as condições pretendem tornar a indústria americana mais competitiva frente a supremacia da China nas cadeias de suprimentos para veículos elétricos. Contudo, as regras devem resultar em um impacto negativo para montadoras em outras regiões, incluindo Japão e Coreia do Sul.
Empresas japonesas vêm trabalhando para incrementar a produção em território americano, mas muitos de seus veículos elétricos não serão habilitados para receber o incentivo no momento. *NHK