Líderes da Ucrânia afirmam que civis na região de Donbas, no leste do país, estão resistindo a uma nova rodada de bombardeios das forças russas. O presidente Volodymyr Zelenskyy disse que a situação na linha de frente se encontra em uma “fase decisiva” na luta pela paz e independência.
Autoridades em Donbas declararam, na sexta-feira, que ataques de mísseis russos atingiram amplas áreas. Segundo elas, pelo menos três pessoas morreram na cidade de Kostiantynivka. Em uma das investidas, o alvo foi uma instalação que tinha sido construída para o abastecimento de eletricidade, água e outras necessidades básicas.
A Cruz Vermelha diz que milhares de civis nas cercanias da cidade de Bakhmut, em Donbas, estão sendo “levados ao limite” de sobrevivência. Zelenskyy incentivou suas forças a ajudá-los, “fazendo tudo” ao seu alcance para acelerar o processo de vitória.
As forças ucranianas vêm treinando com seus aliados europeus para aprender a usar sistemas de armas avançados. Elas estão aguardando a entrega de tanques, jatos e mísseis adicionais.
Líderes em Moscou afirmaram que suas tropas estão prontas para lidar com quaisquer ações dos ucranianos. Dmitry Medvedev, vice-chefe do Conselho de Segurança da Rússia, declarou na quinta-feira que militares estão avaliando tais planos e “preparando soluções”. *NHK