O mais alto representante da Rússia no Conselho do Ártico, Nikolai Korshunov, expressou preocupação com os preparativos dos Estados Unidos para a exploração militar das regiões árticas.
Segundo Korshunov, em janeiro passado, o jornal online Military Times.com publicou que as forças armadas dos EUA estão “se preparando para confrontos militares no Ártico, agora que as vias navegáveis se tornaram mais navegáveis à medida que o gelo derrete”.
O diplomata russo qualificou esta narrativa como “preocupante, visto que se trata da exploração militar da região, o que nos preocupa, visto que não há problemas no Ártico que necessitem de armas para qualquer solução”.
Ele lembrou que o Conselho é formado por oito membros definidos como nações do Ártico: Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, Islândia, Noruega, Rússia e Suécia.
Outros 13 estados não árticos (China, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Holanda, Polônia, Espanha, Coréia do Sul, Cingapura, Suíça e Reino Unido) pertencem ao órgão regional como observadores. *Prensa Latina