O Comitê Olímpico do Brasil apresentou nesta terça-feira (14), data que marca os 500 dias para as Olimpíadas de Paris 2024, o projeto da Casa Brasil,  em Saint-Ouen-sur-Seine, ao norte da capital francesa, um espaço para divulgação cultural e ponto de referência do país durante as competições.

Situado no departamento de Seine-Saint-Denis, o município de quase 50 mil habitantes fica a 600 metros da futura Vila Olímpica. Ele foi escolhido pela proximidade e pelas instalações que oferece à delegação brasileira. 

Além da escola e do Ginásio das Docas, a delegação do Brasil também terá a sua disposição o Château de Saint-Ouen, onde serão feitos atendimentos de saúde dos atletas, haverá um espaço de alimentação e de ponto de encontro dos atletas com seus amigos e familiares. Para marcar os 500 dias para os Jogos de Paris-2024, foi servido no local um almoço à brasileira, com arroz e feijão, alimentos que os atletas não ficarão sem durante a temporada francesa. 

Outros locais a serem usados pelos brasileiros são a Estufa Wangari, reformada e transformada em sala de convenções, e o Parque das Docas.  

O presidente do COB, Paulo Wanderley explica que Saint-Ouen será a principal base do time Brasil. “Aqui estarão nossos atletas, estamos próximos da vila Olímpica e eles receberão os principais serviços de atendimento médico, nutricionistas, psicólogos e de fisioterapia de profissionais brasileiros que cuidam deles no Brasil”, explica.

Nossa expectativa é de receber 2,5 mil pessoas por dia. Queremos mostrar não apenas os valores esportivos, mas também culturais, artísticos e da música também do Brasil nesse espaço. Será o principal ponto de encontro entre os atletas e os fãs que estarão aqui em Paris – revelou o diretor de marketing Gustavo Herbetta durante a apresentação.

O diretor de Esporte de Alto Rendimento do COB, Ney Wilson diz:  “nós temos hoje 19 atletas classificados para os Jogos Olímpicos e pretendemos chegar a 350 atletas classificados para 2024”,

O prefeito de Saint Ouen, Karim Bouamrane, elogiou a parceria com os brasileiros.

“O Brasil é a maior nação esportiva do mundo, uma das maiores nações culturais do mundo e com a Amazônia faz parte do pulmão da humanidade”, descreve. “Eles sempre foram precursores em nível cultural, esportivo e social. Temos muitos combates políticos convergentes com o Brasil”, diz Bouamrane, que afirma estar aprendendo português para receber os visitantes.   

Por fim, ele destaca que o mais importante dessa parceria são “os valores levados pela seleção olímpica do Brasil: a generosidade, a humildade, o calor humano e o altruísmo”, conclui.  

A operação brasileira funcionará em Saint-Ouen no período dos Jogos: de 18 de julho, data de abertura da Vila Olímpica, até 11 de agosto, quando ocorrerá a cerimônia de encerramento.  

Publicidade