O romancista japonês Oe Kenzaburo, que já foi laureado com um Prêmio Nobel, morreu no dia 3 de março aos 88 anos de idade.

A editora Kodansha fez o anúncio nesta segunda-feira (13) sobre a morte de Oe devido a causas naturais.

Nascido em 1935 na província de Ehime, no oeste do Japão, Oe ganhou a atenção do mundo literário enquanto ainda era um aluno da Universidade de Tóquio.

Ele ganhou o prestigioso Prêmio Akutagawa pela história “Shiiku”, traduzida como “A Captura” em português, em 1958 enquanto cursava a faculdade.

Ele seguiu conquistando diversos prêmios, se tornando um líder da então nova geração de escritores do pós-guerra.

Oe foi laureado com o Nobel de Literatura em 1994, se tornando o segundo japonês a receber tal honra após Kawabata Yasunari.

O escritor também era um ativista pela paz. Ele entrevistou sobreviventes da bomba atômica lançada pelos Estados Unidos contra a cidade de Hiroshima em 1945, como também médicos que cuidaram das vítimas, para o seu livro “Hiroshima Notes, ou “Ensaio sobre Hiroshima” (tradução livre), que se tornou um bestseller.

Oe Kenzaburo foi um dos fundadores de um grupo que se opôs a uma possível emenda à Constituição pacífica do Japão, liderando campanhas pedindo pelo fim da geração de energia nuclear. *NHK